sábado, 17 de julho de 2010

"SANTIFICA O TEMPLO"


TEMA: II CRÔNICAS CAP. 29 v. 05


Para santificarmos a casa do Senhor, precisamos ter atitude...


  1. SANTIFICAR A PRÓPRIA VIDA: (II Cr. 29 v. 02) = E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme a tudo quanto fizera Davi, seu pai. / (IIº Co. 07 v. 01) = Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

  1. ABRIR AS PORTAS: (II Cr. 29 v. 03) = Ele, no primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da casa do SENHOR. / (Mt. 16 v. 18) = E sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

  1. REPARAR, ARRUMAR O TEMPLO: (II Cr. 29 v. 03) = E as reparou. / (Iº Co. 03 v.17) = Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. / (Hb. 12 v. 14) = Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

  1. POR OS LEVITAS E SACERDOTES PARA TRABALHAR: (II Cr. 29 v. 04) = E trouxe os sacerdotes, e os levitas, e ajuntou-os na praça oriental. / (Sl. 100 v. 02) = Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.

  1. REFAZER UMA ALIANÇA COM DEUS: (II Cr. 29 v. 10) = Agora me tem vindo ao coração, que façamos uma aliança com o SENHOR Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira. / (Sl. 50 v. 05) = Ajuntai-me os meus santos, aqueles que fizeram comigo uma aliança com sacrifícios.

  1. NA HORA DO SACRIFÍCIO, PRECISA HAVER ADORAÇÃO: (II Cr. 29 v. 29) = E acabando de o oferecer, o rei e todos quantos com ele se achavam se prostraram e adoraram. / (Rm. 12 v. 01) = Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

  1. SE ASSIM PROCEDERMOS A VITÓRIA VIRÁ: (II Cr. 30 v. 20) = E ouviu o SENHOR a Ezequias, e sarou o povo. / (II Cr. 31 v. 10) = Desde que se começou a trazer estas ofertas à casa do SENHOR, temos comido e temos fartado, e ainda sobejou em abundância; porque o SENHOR abençoou ao seu povo, e sobejou esta abastança. / (II Rs. 19 v. 28) = Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua revolta subiu aos meus ouvidos, portanto porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio nos teus lábios, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.

AUTOR: Evangelista Geraldo de Almeida Filho (Geraldinho)

terça-feira, 13 de julho de 2010

"DIETA ESPIRITUAL"


Dieta Espiritual?

Vivemos na era das dietas: da lua, da sopa, da berinjela e tantas outras. Sonha-se diariamente com um corpo esculpido, sem os terríveis “pneus”, paz com a balança, perda de peso. Os esforços são muitos, às vezes chegando até à anorexia, isto é, redução ou perda do apetite.

Devido ao medo de engordar, evitam-se certos alimentos essenciais ao organismo como proteínas, carboidratos e outros. Pessoas com tal “neurose”, mesmo depois de emagrecer continuam se achando gordas.

Podemos fazer um paralelo com a vida espiritual. Corremos o risco de entrar numa dieta espiritual, às vezes sem percebermos. Passamos pela fase da comida espiritual rápida, por falta de tempo ou para não perder tempo. A vida já é tão corrida! Aderimos então, à oração com baixas calorias, sem adição de fé e perseverança. Em seguida vem a leitura light da Bíblia (do tipo caixa de promessa), sem muito compromisso com a Palavra, sem a meditação e vivência da mesma. Aí não podemos nos esquecer do louvor diet, isto é, da boca pra fora. É aquele que não alimenta as nossas almas e anda longe da verdadeira adoração.

Olha-se superficialmente no espelho e pensa que está forte, mas na verdade está muito mal.

Precisamos perceber que devemos nos alimentar de todos os sentimentos vindos de Deus, seguindo o que diz Paulo em Ef. 03:17-19: “Que Cristo habite pela fé em vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus”

Fazer uma dieta espiritual é renunciar o fruto do Espírito, é deixar de lado “o amor, a alegria, a paz, a longanimidade, a bondade, a benignidade, a fidelidade, a mansidão e o domínio próprio...” (Gl. 05:22,23)

Paulo termina falando que contra estas coisas não há lei. Então, podemos e devemos nos alimentar a vontade o quanto quisermos e precisar.

O mundo tenta nos alimentar com o que considera melhor, no que diz respeito à promiscuidade, perversão sexual, lixo cultural, frieza e até mesmo espiritualidade movida pelo movimento do esoterismo, sincretismo religioso, e todas estas coisas são indigeríveis para quem tem o Espírito Santo.

Que tipo de vida queremos? Deus tem nos indicado a alimentação certa para um crescimento saudável, mas isso implica deixar de lado o marasmo, a preguiça, a moleza, a indisposição e todas as obras da carne (Gl. 05:19-21).

Portanto, aí está o grande perigo que nos leva a dieta espiritual.

Onde está o seu coração? (Mt 06:21) ”Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração”

Que o Senhor seja o nosso único nutricionista espiritual.


AUTOR: PASTOR DILSON GOULART DE MENDONÇA