segunda-feira, 22 de abril de 2013

"FUGINDO DA IMORALIDADE SEXUAL!"


"Porém quem se une com o Senhor se torna, espiritualmente, uma só pessoa com ele. Fujam da imoralidade sexual! ... o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo ... Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele" (1º Coríntios 06.17-20 - NTLH). 
  
Quando o apóstolo Paulo deu essas instruções, tinha absoluta consciência das lutas que as pessoas passam contra as tentações na área da sexualidade. Muitas são as formas de desvios expressas na Palavra que se referem a relações sexuais ilícitas, adultério, fornicação, concubinato, prostituição, dentre outros. A Bíblia narra diversas situações para nossa reflexão.

Davi não fugiu

Conta-nos, por exemplo, a história de alguém que não fugiu da imoralidade sexual. "Uma tarde Davi se levantou, depois de ter dormido um pouco, e foi passear no terraço do palácio. Dali viu uma mulher muito bonita tomando banho. Aí ele mandou que descobrissem quem era aquela mulher e soube que era Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, o heteu. Então Davi mandou que alguns mensageiros fossem buscá-la. Eles a trouxeram, e Davi teve relações com ela" (2º Samuel 11.02-04 - NTLH).

Dali em diante, sua impureza gerou mentira e engano, até um horrendo plano de assassinato de seu fiel guerreiro Urias, o esposo traído. As consequências foram terríveis, pois a criança engravidada morreu e houve grande desordem na casa de Davi ao ponto de outro filho seu o desonrar publicamente. Nunca mais a família de Davi foi a mesma. Mesmo arrependido e perdoado, sofreu duras consequências de seu comportamento.  

José fugiu

Mas outra história nos é contada de alguém que fugiu da imoralidade sexual. "O SENHOR Deus estava com José. Ele morava na casa do seu dono e ia muito bem em tudo. Potifar entregou nas mãos de José tudo o que tinha e não se preocupava com nada, a não ser com a comida que comia. José era um belo tipo de homem e simpático. Algum tempo depois, a mulher do seu dono começou a cobiçar José. Todos os dias ela insistia que ele fosse para a cama com ela, mas José não concordava e também evitava estar perto dela. Mas um dia, como de costume, ele entrou na casa para fazer o seu trabalho, e nenhum empregado estava ali. Então ela o agarrou pela capa e disse: - Venha, vamos para a cama. Mas ele escapou e correu fugindo para fora, deixando a capa nas mãos dela" (Gênesis 39.02,06-07,10-12 - NTLH).

Manteve-se fiel ao seu patrão, a Deus e ao seu próprio corpo. A história nos conta como José foi elevado no Egito, tornando-se, depois de faraó, o homem mais poderoso na terra, casando-se, tendo filhos, livrando seu povo da fome e vivendo fartamente seus cento e dez anos junto com seus descendentes até a terceira geração.

Fugir ou não fugir?

Diferentes decisões, diferentes consequências. Fugir ou não fugir, eis a questão. Segundo Paulo, conseguimos fugir, pois nos tornamos um com o Pai, templo do Espírito Santo, comprados pelo precioso preço do sangue de Cristo.

Em outras palavras, temos sua natureza, recebemos sua habitação e nos tornamos sua propriedade. Assim, se houve pecado, arrependa-se e não peque mais (Colossenses 03.05; Tiago 01.21; 1ª Tessalonicenses 04.07).

Vamos todos glorificar a Deus com nossos corpos, sendo nossa sexualidade somente para nosso cônjuge (1ª Coríntios 07.02) e para ninguém mais.


AUTOR: Rodolfo Garcia Montosa

segunda-feira, 1 de abril de 2013

"NÃO TENHA MEDO DE ORAR!"


Ao visitar minha mãe recentemente eu estava folheando uma revista bem conhecida e me deparei com um artigo sobre uma atriz bem conhecida, que é um cristão professo. O artigo descrevia sua fé vibrante e o papel da oração em sua vida. Fui encorajado por seu cultivo de devoção constante. Eu quero crescer nessa também.
Mas o comentário que ficou comigo foi: "Eu não sei pedir [Deus] para a paciência, porque então ele me dá situações em que eu tenho que crescer mais paciente, eu aprendi essa lição!"

Deus abençoe a sua honestidade. Ao longo dos anos muitos cristãos sinceros já disse coisas semelhantes a mim. Peça a Deus para torná-lo mais piedoso eo que acontece? Você ganha mais dificuldade, mais luta e mais dor. Quem quer isso?

A resposta é: devemos! Não é a dor por si só, é claro. Mas, se a disciplina de dor produz um fruto pacífico de justiça (Hebreus 12:11), devemos suplicar para a disciplina. Se isso significa que será mais parecido com ele, mais profundamente conhecê-lo, ser mais livre da descrença com medo, e ter mais capacidade de amar os outros, devemos implorar para ele. "O amor é paciente" ( Coríntios 13:04). Se não queremos mais paciência, o que dizer sobre a nossa visão do amor?

E qual é a alternativa? Shallow amor? Tibieza? Não queremos que essa descrição por CS Lewis é sempre ser verdadeiro de nós?

Parece que Nosso Senhor encontra nossos desejos não muito fortes, mas muito fraco. Somos indiferentes criaturas, enganando sobre a bebida e sexo e ambição quando a alegria infinita nos é oferecido, como uma criança ignorante que deseja continuar fazendo tortas de lama em uma favela, porque ele não pode imaginar o que se entende pela oferta de um feriado no mar. Estamos muito satisfeitos com facilidade "( The Weight of Glory ).

Não! Não vamos ser tão facilmente satisfeitos! Não vamos ter medo de pedir a Deus para fazer "o que for preciso" para trazê-lo a maior glória ea nós a mais profunda alegria. Vamos realmente "prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 03:14). Vamos desejar que o prêmio!

Oh Pai, o que for necessário, aumentar o nosso amor, aumentando a nossa paciência! O que for preciso, aumentar o nosso prazer em você! O que for preciso, alinhar os nossos desejos desonestos com o seu! O que for preciso ensinar-nos a confiar mais em você! E livre-nos a orar estas coisas! Em nome de Jesus, amém.

Eu entendo a nossa irmã atriz da revista, acredite em mim. Deus faz responder a esses tipos de orações. Eu sei que a partir da experiência e da disciplina é muitas vezes doloroso. Mas o que eu gosto de Deus e suas promessas durante estes tempos são tão preciosos que eu não iria trocá-los para o mundo. E eu quero mais. Então eu continuo rezando "o que for preciso", mesmo com algum tremor.

Hoje Jesus está lhe pedindo, "O que você quer que eu faça por você" (Lucas 18:41)? Não tenha medo. Peça (Lucas 11:09)! "É aprouve ao vosso Pai dar-vos o Reino" (Lucas 12:32).


AUTOR: Jon Bloom